Muito além do futebol!

Cada dia mais a gente percebe que os pais estão participativos no crescimento de seus filhos. O que era antigamente uma exceção hoje é a realidade de grande parte das famílias que se formam. Do planejamento da gravidez ao medo do desconhecido, todos tremem ao saber das duas listrinhas. Vibram ao ver, por uma televisão, um coração que bate, ao ver umas perninhas que se mexem. Se emocionam ao ouvir um choro que anuncia a luz para uma nova vida. E com um frio intenso na barriga vivem a emoção de levar um pequeno bebê para uma vida que já era tão segura, conhecida e sossegada.

E a partir desse dia cabe ao Pai muito mais do que prover financeiramente, muito mais do que trocar fraldas, muito mais do que acompanhar ao pediatra. Cabe ao Pai ser presente no crescimento e educação dessa nova pessoa, e com isso ser também responsável por todas as maravilhas e perrengues de todo o processo.

Por isso Pais:

Demonstrem seu carinho. Uma criança precisa sentir-se amada e receber isso de forma física. Não tenham medo nem vergonha de abraçar, beijar, deitar e rolar no chão, jogar bola, correr descalço, erguer nos braços e rodar seus filhos no aro do carinho e atenção. Isso vai fazer bem para eles, mas vai fazer muito mais para você. Hoje e principalmente no futuro!

Seja a tradução da segurança. Os perigos e medos sempre existirão, mas mostre aos seus filhos que você fará tudo que estiver ao alcance dos seus braços, sentidos e forças para que eles cresçam fortes, seguros e equilibrados.

Mais do que tudo nesse mundo de Pai, você será exemplo. Cuide com seus hábitos de higiene, de alimentação, de postura, de vocabulário e principalmente de tratamento ao próximo. Você é um espelho!

Fale sobre coragem. Esteja presente quando eles precisarem. Estimule, e esteja lá para dar a mão e vibrar pelas vitórias.

Não trace uma direção e insista para seus filhos seguirem, mas mostre vários caminhos possíveis, tracem juntos metas, mostre os obstáculos do caminho que você com suas experiência já consegue ver claramente, seja um navegador competente e permita que seu filho siga seu próprio rumo.

Incentive a superação de seus pequenos. Mais uma vez esteja presente, observe a melhor forma de agir e com muito amor, se precisar segurando em suas mãos, ajude em cada passo de suas conquistas.

Seja apoio, base para seus filhos. Permita que eles edifiquem suas construções físicas e emocionais em um alicerce sólido, a família. Seja também apoio em suas escolhas e decisões, acertos e erros.

Não permita que seus filhos sejam – crianças, adolescentes, adultos – indesejados. Mostre até onde ele pode ir. Ofereça limites claros e explique os motivos e consequências. Para isso não precisa de violência, nem de dedos em riste do alto de toda a autoridade de um adulto, um bom olho no olho é uma grande ferramenta de aprendizado.

Mostre na prática o que é respeito. Animais, plantas, pessoas, escolhas, cores, sentimentos, gostos, formas, gêneros e o que você imaginar. Respeito é uma das maiores virtudes de uma pessoa.

Ensine aos seus filhos pequenas coisas que parecem não ter grande importância. Mostre uma semente germinando, ensine algo sobre as estrelas, busque uma pequena experiência maravilhosa e diferente como um girino na água, e faça disso um momento de aprendizado entre vocês (acredite, você também aprenderá, e muito!)

Crie um tempo de qualidade com as crianças, estimule a criatividade, principalmente a sua. Participe das escolhas, conquistas, traquinagens, gracinhas e birras de seus filhos. Faça a diferença na vida de quem vai passar voando na sua, e aproveite para dar uma ajudinha para que esse voo alcance as nuvens!

Quer ficar por dentro de todas as Ideias da Inventare? Curta nossa página no facebook!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “Muito além do futebol!

  1. Eu fiquei de queixo caido, de tanta emoção, pra ser sincera eu queria ser tua filha, até acho que sou um pouco, e nunca se esqueça, que por tras de um grande homem tem sempre uma grande mulher, e vice versa, vcs se completam, amo tds e parabens pela familia que vcs são….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>