Ideia para presente de dia dos professores

Esse ano tive uma ideia bem legal para presente de dia dos professores. A meses que ela está prontinha em minha cachola esperando chegar a data querida. As datas comerciais não precisam necessariamente ser vilãs na educação de nossos filhos. Uma forma de contornar o consumismo desenfreado é fazer as coisas em casa, com ajuda das crianças. Isso além de um momento familiar valioso pode ser uma ferramenta de educação muito prática.

Valores – Sempre que fazemos algo com as próprias mãos para alguém, explico para Bernardo o quanto o carinho e atenção depositados por nós deixa aquele bem valioso. Pode ser um pedaço de bolo quentinho que a gente manda para a vizinha, não importa, o que vale é o processo todo que envolve o trabalho.

Economia doméstica – Fazer os presentes juntos, principalmente quando são vários, pode deixar o resultado final tranquilo para o orçamento familiar.

Sustentabilidade – Normalmente a confecção de presentes caseiros envolve reciclagem ou reutilização de materiais que poderiam ser descartados. Para nossas geleias por exemplo, utilizamos potes usados de papinha que foram presente de uma amiga que queria se desfazer.

Memória olfativa – Gente, vocês já fizeram geleia em casa? O cheiro que toma conta da cozinha, da sala, do universo… é a uma coisa deliciosa. Cheiro de lar, de aconchego, de bem estar. Cheiro que sem dúvida fará parte das memórias de infância de meus filhos!

A receita da geleia é muito simples e fácil de fazer. Basta escolher uma fruta da época, o que também é sinônimo de economia, nós escolhemos o morango que é lindo e adorável.

A receita encontrei no blog da Fausta, e é a seguinte:

5 caixinhas de morango

2 xícaras de açúcar demerara

suco de meio limão.

Leve ao fogo alto até ferver, depois baixe o fogo e deixe apurar por cerca de meia hora. Mesmo que ela fique um pouco aguada não faz mal, depois de fria ela costuma engrossar um pouquinho. O vidros de armazenamento devem passar por uma fervura para esterilizar, assim como as frutas devem passar por um processo de limpeza caprichado. Passe os morangos pelo liquidificador para obter uma geleia bem cremosa ou deixe uns pedaços mais grossos, amassando com o garfo, para sentir a polpa da fruta na hora de degustar (eu acho muito mais gostoso!)

Agora vem todo o processo criativo. Comecei pintando as tampinhas dos vidrinhos de verde folha, depois fiz bolinhas brancas para fazer uma graça. A intenção era que o pote recheado com a tampinha verde representassem um morango. Adorei o resultado.

Pedi para Bernardo desenhar um moranguinho, depois fotografei. Com o desenho do menino fiz as tags. Isso ajuda a personalizar, deixando o presente ainda mais único! E como toque final usei tiras de palha, ficou um charme!

Diz a minha vó (e a internet), que se os potes estiverem bem esterilizados a geleia dura meses. Não posso garantir. Mas o que posso falar é que não acredito que ela durará tanto tempo para que alguém possa fazer o teste, pois ficaram deliciosas!

Quer ficar por dentro de todas as ideias da Inventare? Curta nossa página no facebook!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 ideias sobre “Ideia para presente de dia dos professores

  1. Não tem preço esse carinho para uma professora. Concordo que menos consumismo e mais valores melhor. Assim tentamos fazer aqui também. Ando não achando muita graça em presentes muito sofistifcados, prontos, comprados. A gente vai se acostumando ao simples e ao verdadeiro: o que vem com esforço, empenho e muito carinho.

    Cara de deliciosa essa geleia, cara de carinho tudo isso, uma linda criatividade.

    Parabéns Diana e Bernardo. Beijos grandes.

    (vou divulgar no Bolhinhas)

  2. Dianaaa amo seus posts…esse então muito fofo…gostaria de saber que tinta usou para pintar as tampas dos potes e se usou molde para as bolinhas….bjoooooo!

  3. Olá tudo bem? amei a dica, é uma forma de demonstrar carinho quem passa uma grande parte do dia nos ensinando o que sabem com muito amor. Só queria saber uma coisa, a receita da geleia é suficiente para encher quantos potinhos? E o potinho é daquelas papinhas de neném? beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>