Formas alternativas de educação

Nem sempre uma lição vem junto com uma bronca, um castigo ou uma conversa. Às vezes ela pode vir junto com um momento de descontração e lazer. Educar um filho é um dos exercícios de criatividade mais práticos da escola da vida.
Há alguns dias venho conversando com Bernardo sobre causa e consequência e tive a ideia de através da pintura demonstrar de forma ilustrada o que eu gostaria de fazê-lo entender.
Usamos uma sequência de três telas, eu poderia dar tintas e pincéis e permitir que ele expressasse toda sua criatividade, mas não, eu tinha intenção de dirigir o trabalho.
Para começar apresentei uma técnica que ele nunca havia usado, a pintura com esponja e moldes. Isso por si já foi uma novidade interessante. O efeito é bem diferente de uma pintura feita com pincel e desenvolve outras habilidades para a coordenação motora.
Em resumo enquanto pintávamos fui falando sobre plantar e colher. Dei exemplos práticos da sua realidade, sobre quem desobedece a professora está plantando o quê? Ou quem é gentil com o amigo está plantando o quê? Também falamos da importância da base para a semente poder germinar. Falei dos dias de sol, dos dias de chuva, e que sem eles a semente morreria.
É engraçado trabalhar juntos e poder conhecer a visão do filho sobre o mundo. Entre uma pincelada e outra sempre acabo rindo de suas observações e exemplos, e isso me diz que ele está entendendo o recado.
E no final o resultado ficou um encanto. Certeza que vai para a parede do meu escritório. Tem pequenos borrões e não é assinado por um artista conceituado. Mas é daqueles detalhes que deixam a casa com cara de lar e conta pequenas histórias de nossas vidas.
* Esse post também faz parte da nossa coluna mensal na Revista Educar. Confere nesse link a versão impressa da revista, está cheia de informações ótimas para mães, pais e educadores!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “Formas alternativas de educação

  1. Tem esponja para arrumar as bagunças e evitar a pré-adolescência precoce? rs
    Acho que a arte é linda e demonstra com muita sabedoria e amor grandes ensinamentos da vida….

    Belo trabalho Bernardo e Mamãe! Com certeza merece o espaço na parede.. Uma parede mais feliz! Também adoro valorizar as pinturas de Maria. Fazem rodízio na parede…

    Beijos queridos!

  2. Pingback: Porta lousa com papel contact preto – DIY | Inventare

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>