Dia das mães felizes e uma dica de auto presente!

Você considera alguém que toque maravilhosamente piano, melhor do que alguém que é um bom leitor? E considera alguém que joga basquete como ninguém, melhor do que alguém que digita bem rápido? Acredito que não.

Assim também são as mães. Enquanto uma cozinha como ninguém e presta atenção dia e noite na alimentação do filho, outra teve um parto incrível e natural na água. Então, tem uma que amamenta com muito prazer até os quatro anos da criança, enquanto tem outra que faz um homeschool maravilhoso! Encontrei uma mãe esses dias por aí que acha um saco cozinhar, mas que vive rolando na grama e na areia e nunca vi crianças que riem tanto quanto seus filhos. Você considera alguma delas uma mãe melhor do que a outra?

Eu acredito sinceramente que a atual e tradicional forma de definir uma boa mãe não é suficiente para abranger toda a grande variedade de habilidades e experiências maternas.

Não vou listar aqui as coisas que eu faço de errado e de vez em quando me enchem de culpa, não estou disposta a receber julgamento das pessoas que nunca erram. Mas digo sinceramente que sempre procuro me lembrar que não tem jeito nessa vida de ser a melhor em tudo. E que o mundo segue para frente, então sacudo a poeira e não acredito em textos que dizem que meus filhos não serão felizes porque não fiz isso ou não fiz da forma ideal. Aliás, não acredito em forma ideal!

Então colega de maternidade (ou futura mãe!) fica aqui minha sugestão de auto presente:

Aceite que você também vai falhar (e não vai ser pouco!). Aceite que você não pode controlar tudo (como dizem por aí, seu cabelo está na cabeça para te lembrar sempre disso!). Aceite que seus filhos tem personalidade própria e vão ter que aprender muitas coisas por si mesmo (quanto antes aceitar isso mais fácil será para todos!). Aceite que tem dias que a paciência é finita e que isso faz parte do crescimento (não dos seus filhos, mas do seu), mas procure não fazer disso uma regra. E lembre-se sempre que antes de ser mãe, você é uma pessoa!

Os livros, os textos, as propagandas, os blogs… aceitam tudo! Mas você deve aceitar o que vem de encontro com as verdades que você está pronta para assumir. Seja ser uma militante do quarto separado ou a louca da cama, quarto, vida compartilhada! O peso de nossas escolhas muitas vezes já é bem difícil de carregar, não permita que outras pessoas coloquem o peso de escolhas que não estiveram ao seu alcance em suas nobres costas.

E que o próximo domingo seja para todas nós o DIA DAS MÃES FELIZES. Porque sinceramente acredito que para um filho ter uma mãe feliz é muito melhor do que ter uma mãe perfeita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “Dia das mães felizes e uma dica de auto presente!

  1. que saudades de passar por aqui, estou sempre acompanhando vcs no face..no instagran!

    que texto ótimo, a vida é assim mesmo.e é tão boa né!
    imagina só que chato seria se tudo fosse perfeito, são nos erros que aprendemos..ser pessoas melhores! :D

    beijos nessa família linda

    Renata
    mãe da Lavinia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>