Como você cuida da sua família?

Nós moramos em uma região que sofre com enchente. Graças a Deus, moramos em um prédio, no quinto andar. Então acreditamos que aqui nunca irá entrar água. Mesmo assim, em junho desse ano houve um enchente aqui na cidade que inundou lugares que nunca antes haviam sofrido desse mal. E entrou água em nossa garagem. Imediatamente ficamos sem energia elétrica e sem gás, pois as duas coisas se encontram na garagem, em pouco tempo ficamos sem água, pois todo o sistema que leva água até a caixa necessita de energia elétrica para funcionar. Essa situação durou quatro dias, quatro longos dias.

Meu esposo é integrante de um grupo de busca e salvamento chamado Gerar, e sempre que há uma situação de risco nesse sentido ele está envolvido. É muito bom por um lado, admiro esse seu lado tão interessado em ajudar o próximo, mas por outro lado, fico sozinha com as crianças, em “segurança”, mas sozinha.

Me virando nos trinta sem energia, sem água encanada, sem marido e sem poder ir para a rua!

Mas o fato de ele viver envolvido com esses assuntos o fez perceber o quanto é importante a gente se preparar como família para enfrentar algumas simples situações, o quanto é importante conversar sobre essas coisas. E então nos preparamos para isso. Naqueles quatro dias não nos faltou água, pois nós tínhamos armazenado, nem alimentos não perecíveis (o que tinha na geladeira já era…) e nem pilhas, lanternas e outras coisas que consideramos de muita importância.

E de tanto ver pessoas pegas de forma completamente despreparada, de ver gente perder todos os documentos, de presenciar famílias ilhadas sem ter um pingo de água para oferecer para os filhos chorando de fome e sede é que Paulo, meu esposo, começou a pesquisar e estudar o assunto. E de tanto pesquisar e estudar ele escreveu um livro para que cada vez mais pudesse disseminar a cultura de autoproteção.

“Estamos todos sujeitos a acontecimentos que fogem ao nosso controle, e isso é fato. Mesmo que não estejamos morando nas chamadas áreas de risco, áreas alagáveis ou encostas com risco de deslizamentos, ainda assim podemos ser surpreendidos por um incêndio em nossa casa ou apartamento, vazamentos químicos em áreas industriais próximas de nossa residência, podemos presenciar alguma forte crise econômica ou drásticas mudanças em regimes políticos que nos peguem desprevenidos, não estamos livres também de uma epidemia ou até mesmo de uma pandemia que nos obrigue a ficar dentro de nossas casas, é possível ainda que um desastre ambiental interrompa o fornecimento de água potável ou de energia elétrica, ou seja, muitas coisas inesperadas podem acontecer e algumas delas podem tomar proporções que comprometam nosso modo normal de vida.”

Como não houve subsídio para impressão do livro em larga escala, ele encontrou uma forma de publicá-lo mesmo assim. O livro está a venda no site Perse pelo seguinte link Guia de auto proteção e é impresso sob demanda, mas o donwload do e-book é grátis e pode ser encontrado no mesmo link. Vale muito a pena.

Orgulho define!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>