Biscoitos de boneco de gengibre e uma tradição em família.

Esse ano, depois do Bernardo pedir para preparar biscoitos de natal, resolvemos começar uma tradição. Gostaríamos de resgatar em nossa família um aspecto de presentear sem muito gasto financeiro, mas com muito sentimento envolvido no momento. Acreditamos que isso dá um sabor mais especial aos presentes, além de ensinar a nossos filhos que o valor das coisas não está no dinheiro.

Depois de pesquisar umas receitas na internet, comprar os ingredientes e formas para biscoito (acho muito fofo esse em formato de boneco!) colocamos a mão na massa.

A receita escolhi nesse site, fiz algumas adaptações para a minha realidade e gosto, mas achei muito simples, rápida e prática de fazer.

Gingerbread Men

Ingredientes:

3 xícaras de farinha
1 e 1/2 colheres(chá) de fermento em pó
3/4 colher(chá) de bicarbonato
1/4 colher(chá) de sal
1 colher(sopa) de gengibre em pó
1 e 3/4 colheres(chá) de canela em pó
1/4 colher(chá) de cravo em pó
6 colheres(sopa) manteiga sem sal amolecida
3/4 xícara de açucar mascavo
1 ovo grande
1/2 xícara de melado de cana
2 colher(chá) de essência de baunilha
1 colher(chá) de raspas limão

Glacê:

230g de açucar de confeiteiro peneirado
113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher(chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 colheres(sopa) de leite

(Fiz um glacê diferente, principalmente por morar em uma cidade tão quente (sensação térmica de 100º C). Usei uma clara de ovo, 1 e 1/2 xíc. de açucar de confeiteiro e suco de meio limão, tudo batido na batedeira).

Preparo:

Peneire os ingredientes secos e misture-os. Bata o açúcar e a margarina na batedeira até misturar bem. Adicione o ovo, o melado, a baunilha e o limão. Em seguida aos poucos com uma colher adicione os demais ingredientes. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente de 2 a 8 horas.

Pré-aqueça forno a 190°C. Abra a massa com o rolo em uma superfície bem enfarinhada, na espessura de 1/2 cm. Corte nos formatos que desejar, coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido por 7 à 14 minutos ou até dourar. Deixe esfriar na grade. Decore com glacê colorido e deixe secar bem antes de guardar.

Para o glacê, misture todos os ingredientes e use corante alimentício para colori-los.

(A massa pode ser guardada em geladeira por até 4 dias)

A minha receita rendeu 180 bolachinhas. A casa ficou com um cheiro maravilhoso. Nos divertimos muito juntos cortando e pintando os biscoitos, que por sinal são super saborosos.

A experiência já valeu, pois tenho certeza que essas memórias farão o Bernardo lembrar de seu natal no futuro, mas entregar para as pessoas que contribuiram para esse ano ter sido tão gostoso e especial nos fará muito bem!

O próximo passo será embalar, e depois trago o resultado final!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Biscoitos de boneco de gengibre e uma tradição em família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>